sexta-feira, 20 de abril de 2012






São quase 35 anos de estrada e o Iron Maiden ainda é visto mundialmente como uma das bandas que melhor representa o heavy metal. O grupo que é um dos poucos a ser liderado por um baixista - Steve Harris – e que já rodou o mundo para se apresentar, documentou suas façanhas no filme Flight 666. Um dos últimos registros aconteceu no início desse ano, quando lançaram En Vivo, gravação do espetáculo em Santiago (Chile), que o Eurochannel exibe no dia 8/4, domingo, às 20h.
A história do Iron Maiden começa no fim dos anos 70, quando os refrões duros e melódicos dos garotos do subúrbio do West Ham, no norte de Londres, acertaram em cheio o gosto dos frequentadores de pequenos pubs no Reino Unido. A primeira formação da banda contava com o líder Steve Harris; Paul Day no vocal, que mais tarde foi substituído por Dennis Wilcock, um admirador de Kiss que usava maquiagem e sangue falso no palco; Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras; e Ron Matthews na bateria. Mais tarde, a dupla de guitarristas também veio a ser substituída por Dave Murray.
Foi em 1978, no entanto, com o vocalista Paul Di´Anno que não escondia de ninguém sua preferência pela cena punk – Ramones, Sex Pistols e The Clash – que o metal do Iron Maiden se abriu para experiências com músicas mais rápidas e diretas e ganhou notoriedade misturando ambos os estilos. Foi nessa época que gravaram uma das mais famosas demos da história do rock – The Soundhouse Tapes.
O Iron Maiden se destaca de outras bandas do cenário rock por quase nunca cantar sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas são baseadas na literatura inglesa e em fatos históricos já que Steve Harris é um estudioso de história, principalmente egípcia, e o atual vocalista Bruce Dickinson é formado em história.
Hoje, com mais de três décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem-sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 85 milhões de álbuns em todo o mundo. O trabalho da banda é reconhecido não só pelos fãs, mas também por outras bandas, como Pantera, Sepultura, Anthrax, Slayer, que falam abertamente sobre como o Iron Maiden os influenciou e inspirou.


Fonte: Iron Maiden: Eurochannel exibe "En Vivo" neste domingo - Novidades (Notícia) http://whiplash.net/materias/news_840/151822-ironmaiden.html#ixzz1sbeUyhpo

Um comentário: